Com a atual epidemia de dengue é fundamental manter-se vigilante em relação aos mosquitos para preservar nossa saúde. No entanto, além desses insetos, muitas pessoas também enfrentam um problema comum nos banheiros: as mosquinhas de banheiro, do gênero Psychoda. Embora essas mosquinhas não transmitam doenças, sua presença pode ser bastante inconveniente.
As mosquinhas de banheiro tendem a completar seu ciclo biológico no interior dos ralos do chuveiro, onde a parede interna da tubulação forma uma camada de lodo que é atrativa para esses insetos. Elas depositam seus ovos nesse ambiente para que as larvas se desenvolvam, eventualmente emergindo e voando ao redor do banheiro.
Muitas pessoas recorrem à aplicação de inseticidas para se livrar dessas mosquinhas, porém, o controle eficaz pode ser alcançado de forma menos agressiva. Aqui está uma maneira mais eficiente:
- Remova a tampa do ralo e aplique água quente com detergente na tubulação. Você pode utilizar um dos nossos pulverizadores manuais para aspergir a mistura em todas as paredes internas do ralo.
- Em seguida, utilize uma escova apropriada para limpar ralos, como a que ilustramos abaixo:
- Com esse método, você poderá remover todos os ovos e larvas que estão se desenvolvendo dentro do ralo, eliminando as mosquinhas do banheiro. Pronto!
Lucia Cristina Pinna
Bióloga especialista em controle de pragas urbanas, Guarany