Dúvidas frequentes


Como faço para descontaminar um pulverizador após o uso?

Após o uso o equipamento deve passar por uma lavagem com água limpa, passando pelo conjunto de descarga. Para total descontaminação, existe no mercado um sabão alcalino que deve ser adicionado em uma segunda lavagem, deixando a mistura por 24 horas no equipamento. Em caso de dificuldade encontrar o produto, os fabricantes de agroquímicos recomendam uma solução fraca de NAOH. Para obter essa fórmula, entre em contato com o fabricante de agroquímico ou a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal).

Como posso aplicar produtos granulados manualmente?

A Guarany possui equipamentos que permitem a aplicação de granulados de acordo com a sua necessidade:

Aplicador Costal de Granulados: Equipamento inovador que permite realizar a aplicações superficiais de forma dosada ou em linha, com precisão, através de comando manual tipo Joystick que alia praticidade e conforto na alteração dessas funções.

Dosificador de Granulados Manual: Permite dosar com total segurança inseticidas granulados através de injeção do produto no solo, evitando assim lixiviação e contaminação da fauna.

Como posso dosar um pó para aplicação em formigueiro?

O fabricante de pó sempre recomenda uma dosagem por m² de área do formigueiro, por isso as polvilhadeiras Guarany são calibradas para uma dosagem em cada acionamento do embolo.

Para a Polvilhadeira Leve Mata Formiga 1000 cada acionamento libera em media 0,5 grama de pó

Para a Polvilhadeira Leve Mata Formiga 2000 cada acionamento libera em media 1,0 grama de pó

Quais as ferramentas básicas para o combate inicial a incêndios rurais?

Existem vários produtos e equipamentos para o combate aos incêndios em vegetação. A Guarany oferece uma linha completa de produtos. Para uma propriedade rural os equipamentos básicos são: ferramentas manuais, bombas ou mochilas costais e abafadores de fogo. Há ainda, um líquido gerador de espuma, para incêndios classe A que, quando misturado com a água, aumenta em até 5 vezes a eficiência de combate. É um produto biodegradável e utilizado em baixas dosagens. Pode-se também utilizar moto bombas com mangueiras específicas para as operações de combate a incêndios em áreas rurais, bem como conjuntos de combate que podem ser instalados em veículos tipo pick-up e que permitem a chegada rápida em áreas de difícil acesso.

O que devo fazer com as embalagens de agroquímico vazias após o uso?

A Guarany recomenda que o descarte dos resíduos e embalagens dos agroquímicos seja efetuado de acordo com os requisitos regulamentares da legislação vigente sobre o assunto. A disposição de resíduos efetuada de forma incorreta pode impactar no meio ambiente provocando alterações significativas na qualidade do solo, nas águas superficiais, no lençol freático e na saúde da população.

Consulte os procedimentos nos rótulos e bulas do produto químico utilizado e siga a legislação vigente.

Não lave as embalagens em lagos, fontes, rios etc.

O que significa Pulverizador de Compressão Prévia?

Pulverizador de Compressão Prévia é o pulverizador que possui tanque que retém pressão e, através de bomba apropriada, pressuriza a calda evitando que o operador bombeie intermitentemente durante a aplicação. Nesse caso, antes da aplicação o operador injeta pressão no tanque.

A Guarany possui diversos modelos de pulverizadores de compressão prévia:

Linha saúde:

Pulverizador de Compressão Prévia Super 2S 15,2l

Pulverizador de Compressão Prévia Super 2S 11,4l

Pulverizador de Compressão Prévia Super 2S 7,6l

Pulverizador de Compressão Prévia 6l PRO

Linha agrícola:

Pulverizador de compressão prévia 7,6l

Pulverizador de compressão prévia 4,7l

Pulverizador de compressão prévia 1,2l

Pulverizador de compressão prévia Universal 15l

Pulverizador de compressão prévia Universal 10l

Pulverizador de compressão prévia Universal 5l

Posso aplicar herbicida com o Pulverizador de Alta Pressão 5l da Guarany?

Não, a forma de operação do equipamento e o tamanho de gotas geradas são indicados para inseticidas, fertilizantes e fungicidas.  Para a aplicação de herbicidas em pequenas áreas, recomendam-se os pulverizadores de compressão prévia, que possibilitam a substituição da ponta de pulverização para o tipo leque.

Posso usar 2 bicos nos pulverizadores costais de alavanca?

Sim, porém nesse caso aumenta a necessidade de vazão e exige do aplicador maior frequência de bombeamento através da alavanca, esse trabalho pode ser mais confortável adicionando uma válvula reguladora de vazão, que diminui o esforço na aplicação.

Posso usar pó com os atomizadores costais Guarany?

Sim, para essa finalidade deve ser adquirido a parte o acessório: Aplicador/dosador de Granulados (cód. 8076) que permitirá aplicar pó seco, granulados diversos e também poderá ser utilizado como soprovarredor em conjunto com acessório denominado bocal soprovarredor (cód.7582) que acompanha o equipamento.  O acessório para aplicação/dosagem de granulados está incluso apenas no Aplicador de Granulados / Atomizador UBV – BV 11l, sendo necessária a compra a parte para os outros modelos.

Como proceder com relação a prevenção contra incêndios em minha propriedade rural?

As técnicas preventivas são fundamentais para garantir a segurança de sua propriedade.

Antes de realizar a queima controlada, por exemplo, é necessário tomar algumas medidas de segurança que irão garantir o sucesso do trabalho, tais como: queimar nas horas mais frescas do dia e em dias sem vento, aceirar a área que será queimada, comunicar e acompanhar a queima e munir-se de equipamentos adequados para o combate do fogo.

Qual o equipamento de segurança que devo usar para aplicar defensivos?

Antes de iniciar o trabalho leia o rótulo e a bula do produto químico a ser aplicado para saber quais os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários e outras formas de proteção durante o manuseio.

Não havendo informação sobre EPIs nos rótulos e bulas do produto químico utilize: vestimenta de proteção contra risco químico (calça e camisa de manga comprida); botas impermeáveis, respirador facial com filtro combinado (filtro químico contra vapores orgânicos e filtro mecânico classe P2), viseira facial, touca árabe, luvas e avental (na frente do corpo durante abastecimento do tanque e nas costas durante a aplicação).

Como fazer uma dosificação do agroquímico por planta, utilizando um pulverizador costal?

A Guarany desenvolveu um acessório denominado: Dosador Universal de Líquidos que pode ser adaptado a qualquer pulverizador Guarany, esse componente permite realizar precisas dosagens numa faixa de 2 a 25 ml por acionamento sem necessidade de contato do operador com o agroquímico.

Quais vantagens de se utilizar os reguladores de vazão?

Os reguladores de vazão são acessórios indicados aos pulverizadores costais de alavanca e aos pulverizadores de compressão prévia. Este acessório permite equalizar a pressão máxima de trabalho, proporcionando uniformidade de aplicação e redução de deriva.

Saiba ainda mais sobre a Guarany
Vídeos